Pesquisar este blog

12 setembro 2010

Bombom Caju-ameixa


O Bombom Caju-ameixa, é uma criação minha e vale ressaltar que eu estava realmente muito inspirada nesse dia. =D Acreditem, é maravilhoso!! Ele nasce de uma combinação feita com um creme de leite condensado, ameixa seca, castanha de caju e um banho com chocolate meio amargo...deu água na boca não é? Na minha também!
Eu moro em uma região onde o a castanha de caju é encontrada em abundância, falo da região Nordeste, aqui o pseudofruto do caju é cultivado para ser utilizado na fabricação de sucos, doces, refrigerantes, etc. O seu fruto depois de beneficiado resulta em uma deliciosa castanha, ingrediente principal dessa receita. Eu me derreto em caldas de mel quando falo desse bombom...dentre tantos que eu faço profissionalmente, ele é um dos  mais solicitado, vale a pena reservar um tempinho para conferir essa receita.
Vamos aos ingredientes!
 
Para fazer em média 25 bombons.
 
  • 25 ameixas inteiras e sem o caroço (seca)
  • 25 castanhas de caju inteiras 
  • 13 metades (para finalizar o doce)
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 gemas de ovo
  •  5 gotas de essência de baunilha
  • Chocolate fracionado meio amargo para banhar os bombons (cerca de 4 pedaços).
  • 1 colher de sopa de manteiga.
 
Modo de fazer:
 
Introduza as castanhas inteiras nas ameixas e reserve, leve ao fogo o leite condensado, a baunilha, as gemas (passadas pela peneira e sem a pele), e a manteiga mexendo até soltar da panela (12 minutos). Deixe esfriar em um prato untado com manteiga. Retire pequenas porções com a ajuda de uma colher e cubra as ameixas já com as castanhas com a massa de leite condensado. Derreta o chocolate seguindo as instruções do fabricante e banhe os bombons e enfeite com as metades das castanhas, deixe uma forma forrada com filme plástico, isso ajuda a retirar os bombons da forma depois de frios.
Dica: Para manter o brilho do chocolate, banhe os bombons aos poucos e logo em seguida coloque-os no congelador para q sofram um choque térmico, não deixe demorar muito, eles devem permanecer no frio por 3 minutos. Com a ajuda de uma  tesoura (utilizada somente para culinária), apare as sobras do chocolate.
Depois que fizerem, por favor, comentem...esse doce é simplesmente maravilhoso.
 
Doces beijos,
 
Fah 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário