Pesquisar este blog

19 novembro 2010

Pão Carinho

 

 

Surgimento do pão

Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque. Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.
Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho a que se chama bolota, landes ou noz. Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou embaixo de cinzas. (Fonte: Wikipédia)

Em datas especiais geralmente pensamos em fazer aquela comidinha que todos gostam para comemorar, a sofisticação do prato depende do tipo de comemoração que se pretende fazer, pode ser uma massa, uma carne, um bolo, uma feijoada...varia de acordo com o gosto de cada um. O importante mesmo é comemorar e jamais deixar passar em brancas nuvens as Datas Especiais que ocorrem em nossas vidas. Hoje, eu resolvi fazer um pão doce que carinhosamente chamei de "Pão Carinho" para comemorar a amizade, o carinho, a solidariedade, o respeito, a fidelidade...enfim, tudo o que nós precisamos para que nos tornemos melhores, mais fortes e com mais sede de vida. Além do mais, quem resiste a um pão doce bem macio e com um recheio bem molhadinho de coco e leite condensado? 
É uma excelente para o fim de semana!
Beijinhos 


 Receita

Massa:

1 lata de leite condensado
1 lata de leite
100g de manteiga em temperatura ambiente
5 ovos
21/2 colheres (sopa) de fermento seco para pão
1 colher (sopa) rasa de sal
1 kg de farinha de trigo comum peneirada (aproximadamente)

Recheio:

1 lata de leite condensado

2xícara de coco ralado
Misture os dois.

Coloque no copo do liquidificador o leite condensado, a água, a manteiga, 4 ovos, o fermento e o sal. Bata até ficar tudo bem misturado. Despeje numa bacia e vá juntando farinha aos poucos. Vá misturando com colher de pau. Quando a massa ficar mais pesada, despeje na mesa enfarinhada e vá sovando até soltar das mãos, juntando mais farinha se preciso.
Devolva a massa na bacia, cubra com filme plástico e deixe crescendo em lugar abafado até que dobre de volume, cerca de uma hora. Divida a massa em quatro partes e depois abra cada uma num retângulo até ficar na espessura de 2 cm, espalhe o recheio, enrole como rocambole e corte em fatias.
Recheie e coloque em uma forma untada com manteiga e farinha. Deixe crescer novamente até dobrar de volume. Pincele levemente com o ovo reservado batido e leve ao forno pré-aquecido a 180oC até que fique dourado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário