Pesquisar este blog

30 outubro 2010

Doce de leite nordestino



Doce de leite nordestino ou ambrosia? DOCE DE LEITE NORDESTINO MESMO!! Qual a diferença? Muito fácil de responder...ambrosia é feita com gemas, leite e açúcar e o nosso doce, o doce de leite nordestino é feito com OVOS CAIPIRA, aquele com a gema bem amarelinha, leite bem gordo de vaca, açúcar e cravo a gosto! Meus queridos, vocês só entenderão o quanto é arretado o sabor dessa iguaria depois que fizerem e provarem essa delícia nordestina que vai muito bem puro ou  gelado ou com um queijo de coalho. Aqui no nordeste é comum encontrar esse doce em todas as casas, afinal, nordestino gosta de uma comidinha rica em sustância. =D É um tal de cuscuz de milho com ovos, leite e manteiga, macaxeira com carne seca frita e acebolada, feijão verde com farofa e carne seca, buchada, rabada, escondidinhos, moquecas de frutos do mar, queijo coalho assado na brasa com melaço...quer comer bem? Quer um sabor marcante? Quer comer e ficar molinho com o suor molhando o rosto? Quer degustar uma variedades em doces como este, ou o sabor atípico do doce de mangaba, fruta típica da região, que de certo te deixará feliz da vida? Venha conhecer o Nordeste!!!! Amo a minha região, amo ser nordestina, tenho o maior orgulho porque aqui eu sou extremamente feliz. Só pra constar, moro no menor estado do Brasil, sou aracajuana...moro em Aracaju, Sergipe, Nordeste, Brasil...=P
Oxe, chega de conversa e vamos à receita!
Ingredientes:

1 ½ kg de açúcar cristal
800 ml de água
Cravo a gosto
10 ovos
05 gemas
2 litros de leite
03 colheres de vinagre branco

Modo de preparar:

Leve o açúcar e a água ao fogo. Junte o cravo e deixe ferver por 10 minutos, até que se forme uma calda não muito rala. Bata os ovos com as gemas, junte o leite, adicione o vinagre e cozinhe mexendo de vez em quando.  Os ovos vão talhar formando grânulos. O tempo de cozimento é de aproximadamente 1h. Depois de pronto coloque em uma compoteira e deixe esfriar. Pode ser servido gelado também com o queijo de sua preferência.
Pense numa coisa boa!!!!
 




4 comentários:

  1. Eu rodei atrás dessa receita na net e só achei aqui!! Parabéns. Sou um Aracajuano que mora só e que comer as delícias que mainha fazia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo,

      Fico feliz que tenha encontrado a receita aqui, esse doce é mesmo maravilhoso! Faça sim o doce e depois comente como ficou, sei que vai ficar delicioso, o grau de dificuldade para fazer é pequeno, mas qualquer dúvida pode perguntar que responderei com o maior prazer!
      Carpe Diem

      Excluir
  2. Ai K bom que encontrei aqui esta receita! Moro em São Paulo, mas minha avó mora em Ararguaína- Tocantins quando meu pai ia lá passear trazia 2 compotas! era maravilhoso! mas agora a idade avançou 87 aninhos e não enxerga mais pra fazer o meu doce preferido e o meu pai acabou indo se mudar pra lá pra ficar junto dela. Ai K saudade, viu! Vou testar a sua receita manhã mesmo e depois te conto! bjs. Mônica-Barueri-SP

    ResponderExcluir
  3. Sou nordestina baiana, adoruu essa iguaria, sempre comi na casa dos outros kkk, mas hoje me arrisquei a fazer.

    ResponderExcluir